Keira Knightley

Atriz inglesa, Keira Christina Knightley nasceu a 26 de março de 1985 em Teddington, nos subúrbios de Londres. Filha de um ator e de uma dramaturga, pediu aos seus pais um agente logo aos 3 anos, que lhe foi disponibilizado aos 6. Estreou-se como atriz no filme para a televisão Royal Celebration, em 1993, tinha apenas 7 anos. O seu primeiro papel no cinema surgiu em A Village Affair (Romance na Aldeia, 1994), de Moira Armstrong. Seguiram-se alguns pequenos papéis em séries televisivas como Treasure Seekers (1996) ou Coming Home (1998). Em 1999, obtém uma audiência planetária ao participar em Star Wars: Episode I – The Phantom Menace (Star Wars: Episódio 1 – A Ameaça Fantasma), de George Lucas, como Sabé, a sósia da rainha Amidala (interpretada por Natalie Portman).
Integrou o elenco da minissérie televisiva Oliver Twist (1999), adaptada do famoso romance de Charles Dickens, e viajou depois para a Roménia para filmar o telefilme Princess of Thieves (2001), interpretando o papel de Gwyn, a filha de Robin Hood. Deu novamente nas vistas no thriller de Nick Hamm The Hole (2001), mas foi com Bend It Like Beckham (Joga Como Beckham, 2002), de Gurinder Chadha, que obteve o seu primeiro papel de grande destaque numa comédia de grande sucesso. Ainda no mesmo ano, interpretou o papel que coube a Julie Christie na versão cinematográfica de David Lean no clássico Doctor Zhivago em formato de minissérie televisiva. Em 2003, filmou algumas cenas para Love Actually (O Amor Acontece), de Richard Curtis, e foi catapultada em definitivo para o estrelato graças ao sucesso mundial de Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl (Piratas das Caraíbas: A Maldição do Pérola Negra), de Gore Verbinski, onde contracenou com Johnny Depp e Orlando Bloom. A partir daí começou a surgir na capa de inúmeras revistas e a ser solicitada para papéis de crescente importância. Em 2004, interpretou Guinevere em King Arthur (Rei Artur), de Antoine Fuqua, mas o filme não obteve críticas muito favoráveis.
Em 2005, contracenou com Adrien Brody em The Jacket (Colete de Forças), de John Maybury, e interpretou o papel de Elizabeth Bennett na adaptação do romance de Jane Austen Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito), realizada por Joe Wright. Este papel foi muito elogiado e garantiu-lhe as nomeações para o Globo de Ouro e para o Óscar de Melhor Atriz.
Como referenciar: Keira Knightley in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 14:49:59]. Disponível na Internet: