Keisha Castle-Hughes

Atriz australiana, Keisha Castle-Hughes nasceu a 24 de março de 1990 em Donnybrook.
Filha de pai australiano e de mãe Maori - etnia da Nova Zelândia -, tem dois irmãos mais novos, Rhys e Liam. Tinha apenas 4 anos quando a família se mudou da Austrália para a Nova Zelândia, para morar num subúrbio de Aukland.
Keisha estava na escola primária de Wellington quando uns agentes de cinema andavam à procura de uma menina para ser a atriz principal num filme. Keisha foi escolhida entre centenas de outras meninas para representar o papel de Paikea no filme Whale Rider (A Domadora de Baleias, 2002), realizado por Nikki Caro. Drama familiar sobre uma jovem Maori que tenta convencer o avô que é a líder de que a sua tribo necessita para manter a união entre todos e manter vivas as tradições, o filme teve bastante aclamação junto da crítica e das audiências, tendo Keisha recebido aplausos pela sua representação sincera e emotiva.
Aos 13 anos, Keisha tornou-se a mais jovem atriz a ser nomeada para o Óscar de Melhor Atriz (na altura das filmagens tinha somente 11 anos). Com este feito, viu assim as portas abertas para a construção de uma grande carreira cinematográfica, tendo sido, a seguir, contratada para fazer de rainha Naboo no sexto episódio da saga Star Wars.
Como referenciar: Keisha Castle-Hughes in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-18 21:47:11]. Disponível na Internet: