Keith Jarret

Pianista norte-americano nascido a 8 de maio de 1945, em Allentown. Começou a tocar piano com 3 anos de idade a aos 7 já tocava um recital. Criança-prodígio, começou a sua carreira profissional muito cedo. Depois de tocar em várias bandas (Art Blakey's Jazz Mensengers, Charles Lloyd Quarteie), na década de 60 do século XX, onde ganhou notoriedade, Jarret ingressou, em 1969, na banda de Miles Davis.
Em 1971 decidiu criar a sua própria banda e durante esta década liderou dois agrupamentos: um com Dewey Redman, Charlie Haden e Paul Motian; outro, europeu, com Jan Gabarek, Palle Danielson e Jon Christensen, autores do popular tema "My Song". Ao mesmo tempo, em 1972, iniciava uma série de concertos de improviso, que resultaram em álbuns de muito sucesso como Solo Concerts, Köln Concert e Sun Bear Concerts. Durante a década seguinte, Jarret interpretou tanto música clássica como jazz, para, durante os anos 90 do século XX, vir a formar o que se chamaria de Keith Jarret Trio, com Gary Peacock e Jack DeJohnette. Esteve em Lisboa, em 1981, para atuar no Coliseu mas interrompeu o concerto por causa de ataques de tosse na plateia. As mudanças de humor súbitas são características do pianista. Vinte cinco anos depois, regressou a Portugal para atuar com o Keith Jarret Trio no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém.
Keith Jarret é um dos mais importantes pianistas do panorama musical, com uma carreira distinta em vários âmbitos: ganhou reconhecimento internacional pelos seus concertos a solo (plenos de improviso), mas também liderou quartetos e quintetos que interpretavam, fundamentalmente, música clássica, assim como formou o seu trio, onde explorou os padrões musicais.
Como referenciar: Keith Jarret in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-16 21:52:48]. Disponível na Internet: