Khalid Khannouchi

Atleta norte-americano nascido em Meknes, Marrocos.
No início da década de 90, do século XX, decidiu que iria seguir a carreira de atleta e pediu apoio à Federação de Atletismo de Marrocos, nomeadamente o pagamento de despesas relacionadas com os treinos.
Em 1993, Khannouchi foi aos Estados Unidos da América participar nos Jogos Mundiais Universitários e percebeu que era naquele país que teria de viver para prosseguir com sucesso a sua carreira de atleta. Assim, regressou a Marrocos para tratar de tudo relacionado com a sua mudança para os Estados Unidos, o que aconteceu dois meses depois. Instalou-se com mais três amigos num apartamento em Brooklyn, Nova Iorque, e, paralelamente aos treinos e provas, trabalhou como ajudante de cozinha num restaurante a lavar pratos. Na altura ainda não falava inglês, mas foi aprendendo através da televisão.
Em 1996 casou com uma norte-americana o que lhe permitiu, quatro anos mais tarde, adquirir a nacionalidade norte-americana. Khannouchi optou por ser americano por entender que foi nos Estados Unidos que lhe deram todo o apoio como atleta, ao contrário do que aconteceu em Marrocos. Mas, por motivos burocráticos, não foi a tempo de participar nos Jogos Olímpicos de Sydney, na Austrália, que decorreram em 2000.
Em 1997, o então atleta marroquino venceu pela primeira vez uma maratona, prova em que se especializou, ao triunfar em LaSalle Banks, Chicago, nos Estados Unidos. Foi a primeira vez que correu a distância e entrou no livro de recordes por ter sido a mais rápida estreia de sempre em maratona, com o tempo de 2 horas, 7 minutos e 10 segundos. Em 1998 e 1999 voltou a ganhar a maratona de Chicago. Em 2000, já como cidadão norte-americano, voltou a vencer a prova de LaSalle Banks, o quarto triunfo consecutivo. Foi a primeira vitória com a nova nacionalidade. Ainda em 2000 ganhou a meia-maratona de Filadélfia, nos Estados Unidos, e foi terceiro na conceituada Maratona de Londres.
Em 2002, em plena fase de preparação para a Maratona de Londres, a prova mais ambicionada, Khalid Khannouchi foi primeiro na meia-maratona de Tóquio no Japão. Finalmente, em abril desse ano, venceu a Maratona de Londres, com o melhor tempo de sempre registado nesta distância, 2 horas, 5 minutos e 38 segundos.
Como referenciar: Khalid Khannouchi in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 04:43:15]. Disponível na Internet: