Kid Rock

Cantor rap/rock norte-americano, nascido em Romeo, Michigan, a 17 de janeiro de 1971. Aborrecido com a vida monótona em Romeo, começou a interessar-se pela música rap, aprendeu breakdance e começou a participar em concursos de talentos dos arredores de Detroit. Inspirado pelos Beastie Boys e pelo seu álbum Licensed to Ill, Kid Rock, gravou as suas primeiras maquetas em 1988 e assinou, em seguida, pela editora Jive Records que editou o seu álbum de estreia Grits Sandwiches for Breakfast, em 1990. O disco era, em grande parte, influenciado pela sonoridade de Licensed to Ill e, apesar da tournée, a editora Jive não lhe anteviu grande futuro, acabando por rescindir com o músico.
Mudou-se para Brooklyn, Nova Iorque, começou a trabalhar com a pequena editora Continuum e aprofundou a sua fusão do rap com o hard rock, lançando The Polyfuze Method, editado em 1993. Early Mornin' Stoned Pimp foi editado em 1996. Embora com dificuldades económicas, contratou uma banda de apoio, os Twisted Brown Trucker.
Numa altura em que bandas como os Korn, Limp Bizkit ou Rage Against the Machine, que também fundem rap e metal, começavam a dominar o panorama musical, a editora Atlantic Records resolveu fazer nova aposta, assinando com Kid Rock. O seu trabalho seguinte, Devil Without a Cause, aquando do seu lançamento, em agosto de 1998, não fez grande furor. No entanto, um grande esforço promocional da editora e da MTV ajudou o single e o vídeo extraídos do álbum, "Bawitdaba", a tornarem-se num êxito internacional. Entretanto, depois de conquistados os direitos das gravações feitas anteriormente pela sua editora independente, misturou e regravou o seu melhor material, juntamente com alguns temas novos, para a compilação The History of Rock, editado no verão de 2000. Em 2001, editou um novo álbum de originais, Cocky.
Como referenciar: Kid Rock in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-29 18:13:41]. Disponível na Internet: