Kimi Raikkonen

Piloto finlandês, Kimi Matias Raikkonen nasceu a 17 de outubro de 1979 em Espoo.
Aos oito anos começou a conduzir carros de karting e, no ano seguinte, entrou nas primeiras provas. Alcançou bastante sucesso nesta modalidade em provas na Finlândia e no estrangeiro. Em 1999 foi campeão finlandês de karting.
Aos 19 anos, mudou-se para a Grã-Bretanha e fez uma experiência nos monolugares da Fórmula Renault britânica. Logo em 1999, Raikkonen ganhou as quatro provas das Séries de inverno, correndo com um Fórmula Renault da equipa Manor Motorsport. No ano seguinte, manteve-se na mesma formação e triunfou em sete das dez provas do troféu britânico, alcançando o título da especialidade. Participou ainda em três provas do Campeonato Europeu de Fórmula Renault, das quais ganhou duas. Estes bons resultados chamaram a atenção dos responsáveis da equipa de Fórmula 1 Sauber. Assim, o piloto fez alguns testes com bons resultados no circuito italiano de Mugello e decidiram contratá-lo para a temporada seguinte. Estreou-se então na Fórmula 1 em 2001, com apenas 21 anos, e passou por uma curta experiência em monolugares. No entanto, logo na primeira prova do campeonato alcançou um excelente sexto lugar. Nesse ano, acabou por pontuar em mais três provas, um quinto lugar e dois quartos. Ainda em setembro desse ano, a McLaren decidiu contratar Raikkonen para na temporada seguinte substituir o seu compatriota e bicampeão do Mundo Mika Hakkinen.
Em 2002, já a conduzir um monolugar de uma equipa de topo da Fórmula 1, acabou a temporada em sexto lugar, obtendo como melhor resultado um segundo posto. Por várias vezes superiorizou-se ao seu companheiro de equipa, o escocês David Coulthard, bastante mais experiente.
2003 foi o ano em que Raikkonen se afirmou definitivamente como um dos melhores pilotos de F1, tendo obtida a primeira vitória da sua carreira no Grande Prémio de Sepang, na Malásia. Na altura assumiu a liderança do mundial, tendo sido um forte opositor do favorito, o alemão Michael Schumacher, da Ferrari.
Como referenciar: Kimi Raikkonen in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 01:01:48]. Disponível na Internet: