Kingston


Aspetos Geográficos
Capital da Jamaica, Kingston é também o seu principal porto, localizada a 65 km da extremidade leste da costa sul do país, numa baía abrigada e de águas profundas. O porto é fechado por uma península de areia com 13 km de extensão que se projeta a partir da costa leste da cidade e que une Port Royal e o aeroporto internacional ao resto da ilha. É a maior cidade do país, possuindo cerca de 660 000 habitantes (2005).

História e Monumentos Kingston foi fundada em 1693 pelos britânicos depois de Port Royal ter sido destruída por um terramoto em 1692. Tornou-se a capital comercial em 1703 e em 1716 tornou-se também a maior cidade do país. Passou a ser a capital política e administrativa da ilha em 1872, sucedendo a Spanish Town. Em 1907, sofreu um terramoto que destruiu cerca de 75% dos seus edifícios. Manteve o estatuto de capital quando o país se tornou independente, em 1962.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
Entre os principais pontos turísticos da cidade, destaque para algumas relíquias arquitetónicas, sobressaindo em particular o edifício da antiga sede do governo; a Casa Devon, uma mansão restaurada; e a Casa Gordon, o edifício onde funciona o parlamento. Nos subúrbios orientais da cidade, ergue-se a fortaleza Rockfort, uma edificação seiscentista rodeada de fossos. O centro da cidade está dividido em duas partes: a zona histórica (a baixa) e a nova Kingston, onde está situado o Museu de Bob Marley (antiga morada do músico e o local mais visitado da cidade e do país). Destaque ainda para as suas praias, a Galeria Nacional da Jamaica e as ruínas de Port Royal.

Economia
Kingston é um ativo centro de comércio, com indústrias de refinação de petróleo, alimentares, de tabaco, vestuário e calçado. É também o centro do comércio do café jamaicano. Uma linha de caminho de ferro estatal liga a cidade à maioria das outras localidades da ilha. Possui um aeroporto internacional chamado Norman Manley.
Como referenciar: Kingston in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-18 01:13:32]. Disponível na Internet: