KLM

A companhia holandesa de aviação KLM foi fundada a 7 de outubro de 1919, por Albert Plesman, tendo mantido sempre a mesma designação até à atualidade, o que faz com que seja a empresa mais antiga do ramo. A companhia tem o epíteto de Real, concedido pela rainha Guilhermina no ano da fundação.
Em 1920 foi realizado o primeiro voo de carreira da KLM, ao ser feita, a 17 de maio desse ano, a ligação entre Amesterdão, na Holanda, e Londres, na Inglaterra, com um avião De Havilland DH-16. No primeiro ano de operações a companhia holandesa transportou 345 passageiros e 25 toneladas de carga.
O primeiro voo intercontinental da companhia teve por destino a Indonésia, na altura ainda uma colónia holandesa, e aconteceu a 1 de outubro de 1924. Cinco anos mais tarde, a KLM passou a ter voos regulares para o Extremo Oriente, naquela que era a mais extensa rota regular do mundo. Contudo, foi interrompida devido ao eclodir da Segunda Guerra Mundial, em 1939.
Mas antes, em 1934, a KLM tinha feito o seu primeiro voo transatlântico entre Amesterdão e Curaçao, nas Antilhas Holandesas, nas Caraíbas.
Durante o conflito mundial, a Holanda manteve a sua ligação aérea a Londres, mas o aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, onde estava sedeada a KLM teve de ser totalmente reconstruído após o final da guerra, em 1945. O responsável pela reconstrução das instalações foi o fundador da KLM, Albert Plesman.
As ligações ao Extremo Oriente recomeçaram no outono de 1945 e, em maio de 1946, a KLM foi a primeira companhia aérea europeia a retomar as rotas para os Estados Unidos da América.
Em outubro de 1965 entrou na era dos aviões a jato, passando a contar com aparelhos Douglas DC-8.
A companhia entretanto foi crescendo com a aquisição de companhias regionais holandesas.
Em 1991 passou a oferecer aos seus clientes o programa passageiro-frequente, o primeiro do género na Europa.
Dois anos depois e pela primeira vez no seu historial, a KLM transportou mais de um milhão de passageiros num único ano.
Em dezembro de 1999 foi a primeira companhia do mundo a receber uma certificação de qualidade ISO 14001 pelo seu sistema de proteção ambiental.
No final do século XX, tinha uma frota de quase 120 aviões e com os seus parceiros comerciais fazia ligações a mais de 500 cidades.
Como referenciar: Porto Editora – KLM na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-24 23:34:37]. Disponível em