Kremlin

O Kremlin de Moscovo foi construído em 1156 com a função de ser a fortaleza central da cidade. Feito originalmente em madeira, foi reconstruído em tijolo no século XIV por arquitetos italianos, tendo sido reparado, alterado e acrescentado por várias vezes nos séculos seguintes. A arquitetura, em conformidade, reflete a sua longa história. O complexo tem uma forma triangular, combinando uma variedade de estilos, como o bizantino, o barroco e o neo-clássico, e compreende uma série de edifícios majestosos, tais como palácios e igrejas (com destaque para a Catedral da Assunção, do século XV), e espaços dedicados aos serviços da administração.
A sua importância estratégica variou ao longo dos tempos, sendo este colossal complexo utilizado como centro do poder russo intermitentemente. A partir de 1918, o Kremlin serviu de sede ao governo de Lenine e seguintes. Com o colapso da União Soviética em 1991, tornou-se o centro executivo da Rússia.
O Kremlin e a Praça Vermelha, em Moscovo, formam uma área classificada Património Mundial pela UNESCO.
Como referenciar: Kremlin in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-18 01:45:03]. Disponível na Internet: