kuna

A kuna é a moeda oficial da Croácia e tem por símbolo Kn e por código HRK. Pode ser dividida em cem lipas. A kuna é emitida pelo Banco Nacional da Croácia e cunhada pelo Instituto Monetário Croata.
Foram criadas moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 lipas e de 1, 2, 5 e 25 kunas. Quanto às notas existem de 5, 10, 20, 50, 100, 500 e 1000, emitidas pelo Banco Nacional da Croácia.
Kuna significa marta em croata e seu nome tem origem no facto de na Idade Média as unidades de valor da região serem as peles de marta. Já lipa significa tília. Todas as atuais moedas são circulares, exceto a de 25 kunas, que é dodecágona. Nas suas faces surgem representados animais ou plantas. Já as notas estão ilustradas na frente com personalidades croatas e no verso com monumentos ou paisagens.
A Kuna foi introduzida pela primeira vez na Croácia por ocasião da Segunda Guerra Mundial, a 26 de julho de 1941, quando a Alemanha e a Itália invadiram a região, que nessa altura foi separada da Sérvia. A kuna era dividida em cem banicas. Valia exatamente um dinar, a moeda jugoslava, e com vinte kunas comprava-se um marco alemão, moeda que também era utilizada na Croácia.
Em abril de 1945 a então Jugoslávia foi libertada e a 30 de junho foi adotado para todos os estados que compunham a nação, incluindo a Croácia, o dinar, que era equivalente a 40 kunas, que assim saíram de circulação.
Quando a Croácia se tornou independente em 1991, a moeda utilizada passou a ser o dinar croata, lançado pelo Banco Central. Contudo, tratava-se apenas de uma moeda provisória, já que a 30 de maio de 1994 foi reintroduzida a kuna, divisível em cem lipas e cunhada pelo Banco Nacional da Croácia. O dinar continuou a circular em paralelo. Uma kuna valia mil dinars.
Na altura em que foi reintroduzida a kuna houve uma polémica nacional, já que havia quem contestasse esta designação pois poderia sugerir uma ligação ao regime extremista que governava a Croácia durante a Segunda Guerra Mundial. Surgiu, então, uma proposta que defendia a designação kruna, que significa coroa, mas acabou por persistir o nome kuna.
Como referenciar: kuna in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-10 22:27:47]. Disponível na Internet: