Kyle MacLachlan

Ator norte-americano, Kyle MacLachlan nasceu a 22 de fevereiro de 1959, em Yakima, Washington. Licenciou-se em 1982 pela Universidade de Washington. Durante a sua juventude participou em diversas produções teatrais até que se estreou no cinema em 1984 com o ambicioso filme de ficção científica Dune, de David Lynch, sendo esta a primeira de muitas colaborações com o realizador. O seu segundo filme foi novamente realizado por David Lynch: Blue Velvet (Veludo Azul, 1986), um inquietante filme de culto. Em 1987, interpretou um agente do FBI num filme sobre alienígenas, The Hidden (Entre o Inferno e o Céu), de Jack Sholder.
O seu papel mais emblemático aconteceu, porém, na televisão, em 1990, ao interpretar o agente especial do FBI Dale Cooper na surreal e revolucionária série de David Lynch Twin Peaks. Este papel valeu-lhe um Globo de Ouro e duas nomeações para o Emmy de Melhor Ator em Série Dramática. Em 1991, foi escolhido por Oliver Stone para interpretar o mítico teclista dos Doors, Ray Manzarek, no filme The Doors (O Mito de uma Geração). No ano seguinte encarnou de novo o agente Cooper na versão cinematográfica Twin Peaks - Fire Walk With Me (Os Últimos Sete Dias de Laura Palmer), uma "prequela" à série. Em 1993, estreou-se na realização com um episódio da série Tales From the Crypt. Em 1994, participou na versão em imagem real dos desenhos animados The Flintstones (Os Flintstones), e em 1995 fez parte do elenco de Showgirls, emblemático flop do realizador holandês Paul Verhoeven. Em 1996, interpretou o agente Matthew em The Trigger Effect, de David Koepp, considerado um dos seus melhores papéis. No ano 2000, interpretou o papel de rei Cláudio numa versão moderna do clássico de Shakespeare Hamlet, realizado por Michael Almereyda, e participou no peculiar Timecode, de Mike Figgis, onde o ecrã se divide em quatro partes para narrar quatro histórias em simultâneo.
Todavia, foi na televisão que a sua carreira ganhou um novo fôlego quando se juntou em 2000 ao elenco da multipremiada série Sex and the City (O Sexo e a Cidade), interpretando o papel de Trey MacDougal, marido de Charlotte (Kristin Davis). Em 2003, fez a sua estreia na Broadway na peça The Caretaker, de Harold Pinter, e no ano seguinte interpretou o espírito de Cary Grant no filme Touch of Pink (Um Toque Cor-de-Rosa). Em 2006, interpretou David Swain, o enigmático chefe de uma agência de investigação especializada em resolver casos de pessoas condenadas injustamente na série In Justice.
Como referenciar: Kyle MacLachlan in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-12 03:58:44]. Disponível na Internet: