La Mancha

Geograficamente, La Mancha corresponde a um região localizada no Sul de Espanha, na chamada Submeseta Meridional. Possui uma extensão de 180 km de norte para sul e de 300 km de este para oeste, repartindo-se por quatro províncias diferentes (Cuenca, Toledo, Cidade Real e Albacete). É uma região essencialmente plana, apenas interrompida pelos montes de Toledo e percorrida pelos rios Guadiana e Júcar. Aqui predominam rochas calcárias, quartezíticas e argilosas e ainda se adivinham na paisagem vestígios de crateras vulcânicas. Os moinhos constituem elementos recorrentes da paisagem.
Economicamente, trata-se de uma região fundamentalmente agrícola e pecuária, onde se destaca a criação de gado bovino e caprino. A viticultura é também muito importante, já que é a região mais produtiva de todo o país - os vinhos de Valdepenhas e Manzanares são muito famosos. A produção de cereais, girassol, alhos, açafrão e de queijo também é significativa.
La Mancha é sobretudo conhecida como a terra de D. Quixote e Sancho Pança, protagonistas da obra literária de Miguel de Cervantes Saavedra, publicada no século XVII.
Como referenciar: La Mancha in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 00:43:26]. Disponível na Internet: