La Rioja (província)

Localizada no Norte de Espanha, é a única província deste país integrada na Comunidade Autónoma de La Rioja com a capital em Logronho. Faz fronteira com as seguintes províncias: Álava a norte, Navarra a nordeste e a este, Soria a sul e Burgos a oeste.
Tem uma superfície de 5028 km2. A população absoluta da província de La Rioja é de 306 377 habitantes o que equivale a 0,69% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 60,9 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006).
La Rioja é atravessada pelo rio Ebro. A sul do rio e paralelamente a ele, estende-se a Cordilheira Bética de onde descem sete rios que vão desaguar ao Ebro. Por esta razão, muitas vezes La Rioja é referida como "a dos sete vales". O clima é moderado, de transição entre o atlântico e o continental.
A Reserva Nacional de Caza de Cameros, zona de proteção ambiental, contém uma fauna variada e importantes espécies de aves de rapina. É também uma zona que permite a prática de atividades desportivas como montanhismo, pesca, caça, desportos náuticos etc.
Tierra de Cameros é considerada uma região privilegiada com bosques frondosos, altas montanhas e rochedos. É muito rica em tradições e história, e apresenta uma arquitetura serrana assim como curiosas grutas em forma de vivendas.
As cidades mais importantes, além da capital são as seguintes: Calahorra, Arnedo, Haro, San Asensio, Navalsaz e Nájera.
Entre os seus muitos locais históricos encontram-se a catedral de Santo Domingo de la Calzada e os mosteiros de San Millán de la Cogolla e Yuso.
Como referenciar: La Rioja (província) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 03:25:18]. Disponível na Internet: