lagartos sem patas

São animais do filo dos cordados, da classe dos répteis, da ordem dos escamosos e da família dos Anielídeos, constituída por duas espécies.
Os lagartos sem patas, também designados lagartos sem patas da Califórnia (Anniella geronimensis). Habitam as dunas e areias costeiras estabilizadas por ervas espontâneas da baixa Califórnia e México.
A cor destes sáurios varia entre o prateado e o castanho claro. O corpo é recoberto de escamas lisas e uma estreita lista vertebral. Os flancos são de cor branca, com uma série de finas listas longitudinais negras. A cabeça é pequena e não se diferencia do pescoço. As pálpebras são móveis como na generalidade dos lagartos, contudo não apresentam aberturas auditivas. Alimenta-se de pequenos vertebrados que se encontram por baixo da superfície da areia. A reprodução é vivípara, originando a fêmea de dois a quatro juvenis com o tamanho compreendido entre os seis e oito centímetros de comprimento. Os lagartos sem patas são escavadores relativamente pequenos e são ápodes. O seu tamanho varia entre dez e quinze centímetros. É uma espécie similar o lagarto ápode da Califórnia (Anniella pulchra).
Como referenciar: lagartos sem patas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-21 11:58:25]. Disponível na Internet: