Las Palmas

Província de Espanha integrada na Comunidade Autónoma das Canárias, constituída pelas ilhas de Gran Canária, Lanzarote e Fuerteventura, situadas no oceano Atlântico. A capital é a cidade de Las Palmas de Gran Canaria.
Tem uma superfície de 4066km2. A população absoluta da província de Las Palmas é de 1 024 186 habitantes o que equivale a 2,29% da população total de Espanha, tendo uma densidade de 251,9 habitantes/km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006).
É na Gran Canaria que se localiza a maior estância balnear, Maspalomas, com a Playa del Inglês. Lanzarote apresenta, no interior, uma paisagem vulcânica assemelhando-se a uma paisagem lunar e, no litoral, extensas praias arenosas; é ainda nesta ilha que se localizam as Montañas de Fuego com o Parque Nacional de Timanfaya.
Fuenteventura caracteriza-se pela existência de imensas praias virgens.
Todas as ilhas correspondem aos cumes de vulcões submarinos que surgiram do mar há 14 milhões de anos. Quando foram descobertas, nos séculos XIV e XV, eram habitadas pelos Guanches, povo com civilização neolítica.
Como referenciar: Las Palmas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-17 22:24:23]. Disponível na Internet: