lateral

Tipo de consoante definida em relação ao seu modo de articulação. Estas consoantes são sempre vozeadas e articuladas com uma obstrução total do fluxo de ar resultante do contacto da língua com um órgão passivo do trato vocal (alvéolos ou palato) de tal modo a permitir que o ar se escoe pelos lados da zona de articulação.
Existem três tipos de consoantes laterais em português:
• Lateral ápico-dental [l] (ex: <luar>, <alumiar>), articulada com o ápice da língua em contacto com os alvéolos, deixando o ar fluir pelos lados da língua;
• Lateral palatal [L] (ex: <alho>, <folha>), produzida com uma obstrução total do dorso da língua que se eleva em relação ao palato duro, permitindo ainda a saída do ar pelos lado da língua;
• Lateral velarizada [ï] (ex: <papel>, <saltar>), articulada com dois pontos de obstrução: um com o ápice da língua em contacto com os alvéolos e outro com o posdorso da língua em contacto com o véu palatino. Mais uma vez, o ar escoa-se pelos lados dos pontos de obstrução.
Como referenciar: lateral in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 23:52:20]. Disponível na Internet: