Lauráceas

Família importante de dicotiledóneas que se distribui por cerca de 50 géneros e cerca de 2500 espécies. As plantas desta família são árvores ou arbustos aromáticos, muito raramente lianas parasíticas.
As Lauráceas (Lauraceae) distribuem-se pelas regiões tropicais e sub-tropicais, especialmente pelo sueste da Ásia e da América do Sul.
As folhas das plantas desta família são simples, inteiras, alternas ou opostas, sem estípulas. Possuem várias glândulas odoríferas. As flores são solitárias ou agregadas em inflorescências, geralmente cimeiras, pseudo-cacho ou pseudoumbelas. São flores geralmente pequenas, actinomorfas, hermafroditas ou unissexuais. O perianto, frequentemente com seis tépalas, livres ou soldadas, distribuídas por dois verticilos. Os estames são, geralmente, em número de três ou doze, por vezes reduzidos a estaminódios. O gineceu é tricapelar, com ovário normalmente súpero e unilocular, com um óvulo.
O fruto é uma drupa ou uma baga.
Sobre o ponto de vista económico, são importantes as seguintes espécies: Laurus nobilis (loureiro), Cinnamomum camphora (canforeiro), a árvore do Japão de cujos ramos e raízes se extrai a cânfora por destilação, e a Cinnamomum zeylanicum (caneleira) da china meridional, cuja casca constitui a canela.
Como referenciar: Lauráceas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-17 17:54:36]. Disponível na Internet: