Laurence Sterne

Escritor inglês, nasceu a 24 de novembro de 1713, em Clonmell (Irlanda), e morreu a 18 de março de 1768, em Londres. Estudou em Cambridge e tornou-se pároco em Yorkshire, onde permaneceu durante 21 anos. Casou em 1741 com Elizabeth Lumley mas esta relação viria a ser perturbada, entre outras infelicidades, pela doença mental de Elizabeth e pela vida pouco calma de Sterne, que assim contribuía para o enfraquecimento da sua saúde já tão debilitada pela tuberculose de que viria a sucumbir.
Como pároco, Sterne tornou-se famoso pelos seus sermões, mais tarde publicados com o título Sermons of Mr. Yorick. Mas foi com o livro The Life and Opinions of Tristram Shandy, Gentleman(A Vida e Opiniões de Tristram Shandy, 1759-1767) que Sterne causou sensação, marcando para sempre a história da literatura ao transfigurar as convenções do romance que apenas tinham começado a afirmar-se em 1719 com Robinson Crusoe de Daniel Defoe. Tristram Shandy é um romance trágico e cómico escrito contra a melancolia do tempo e da morte a que este conduz. A ação subordina-se aos caprichos associativos, gráficos e humorísticos do seu herói-narrador.
Em 1765, Sterne viajou por França e por Itália em busca de melhores condições para a sua frágil saúde. Desta viagem resultaria o livro (inacabado) A Sentimental Journey Through France and Italy (Viagem Sentimental,1768), que se distingue pelo inconfundível estilo digressivo do autor. Trata-se de uma viagem sentimental porque o objetivo desta reside no registo das sensações e emoções derivadas do contacto com as pessoas das regiões visitadas e não apenas com as suas paisagens ou obras de arte. Esta obra é citada por Almeida Garrett em Viagens na Minha Terra (1846), livro declaradamente influenciado por Sterne. Outro dos grandes autores de língua portuguesa fortemente influenciado por Sterne foi Machado de Assis, nomeadamente em Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Depois de enterrado, o corpo de Sterne tomaria parte num episódio digno de figurar nas páginas de Tristram Shandy: roubado por ladrões de sepulturas para ser usado em Cambridge numa aula de Anatomia, foi identificado por um seu conhecido, que felizmente conseguiu restituí-lo ao seu túmulo.
Como referenciar: Laurence Sterne in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-10 11:19:09]. Disponível na Internet: