LEADER

LEADER corresponde à sigla de "Ligações Entre Ações de Desenvolvimento da Economia Rural". Trata-se de uma iniciativa comunitária de desenvolvimento rural. O programa LEADER tem como principais objetivos a promoção de iniciativas integradas, concebidas e postas em prática à escala local. Incentiva e apoia os agentes rurais a refletir sobre o potencial dos respetivos territórios, numa perspetiva a longo prazo. Incentiva a aplicação de estratégias originais de desenvolvimento sustentável, integradas e de grande qualidade, como sejam: novas formas de valorização do património natural e cultural, o reforço económico, de forma a contribuir para a criação de postos de trabalho e melhoria da capacidade de as comunidades se organizarem. O aspeto da "cooperação" é aquele que corresponde ao principal elemento do programa.
Todos os territórios rurais são elegíveis para este programa, mas o número daqueles que obtêm apoio financeiro é limitado. Os beneficiários são "grupos de ação local" (GAL) que elaboram estratégias de desenvolvimento para os seus espaços rurais, sendo responsáveis pela sua implementação. Estes grupos são homogéneos do ponto de vista geográfico, económico e social. Serão apoiados os territórios que demonstrem vontade e capacidade para conceber e implementar uma estratégia de desenvolvimento integrado, sustentável e de carácter piloto. Isto deve ser formalizado através de um plano de desenvolvimento em torno de um tema forte e característico da identidade do território. O plano deve contribuir por exemplo, para a melhoria da qualidade de vida nas zonas rurais, implicar a utilização de novas tecnologias para tornar os serviços e produtos dos territórios mais competitivos, valorizar os produtos locais (agrícolas, silvícolas, da pesca, naturais e culturais, incluindo a preservação e valorização dos sítios de importância comunitária da Rede Natura 2000), que prioritariamente visem melhorar as possibilidades de emprego e/ou atividade para jovens e mulheres, formação profissional, apoio ao turismo rural e apoio a pequenas empresas. O programa LEADER + aprofunda as experiências iniciadas pelos LEADER I e LEADER II, ou seja, projetos originais e ambiciosos que possam ser transferíveis e que complementem outras ações (por exemplo a combinação e ligações entre setores da economia tradicionalmente separados uns dos outros).
Os Estados são convidados a submeter pedidos de cofinanciamento, no âmbito da iniciativa comunitária sobre o desenvolvimento rural. As administrações nacionais e ou regionais é que gerem este programa. Os grupos locais e/ou os atores coletivos submetem as suas propostas a estas instituições, que são responsáveis pela seleção dos planos de ação locais.

Como referenciar: LEADER in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-20 23:50:44]. Disponível na Internet: