Leão

Constelação e quinto signo do Zodíaco, pertence ao elemento Fogo, tal como Carneiro e Sagitário, e incide sobre as pessoas nascidas entre 23 julho e 22 de agosto.
A constelação associada a este signo representa o Leão do Vale de Nemeia, que foi estrangulado por Hércules, naquele que foi o primeiro dos doze trabalhos que lhe foram incumbidos pelo rei Eristeu. O leão aterrorizava a região de Nemeia e era imbatível, já que, para além da força, tinha a pele indestrutível. Assim, para o bater, Hércules encurralou-o dentro de uma caverna onde, após uma intensa luta, acabou por conseguir asfixiá-lo. Hércules arrancou então a pele e a cabeça do leão, que viria a usar como escudo e capacete. Para celebrar o feito, Júpiter elevou o leão aos céus.
O leão é o rei dos animais e, assim sendo, os nativos gostam de ser tratados como os reis e rainhas do Zodíaco e são, por norma, fortes e resistentes.
Sustentada pela vitalidade e ambição, a criatividade é a principal característica dos nativos deste signo.
Gostam também de dar opiniões e são hábeis a realizar tarefas, o que os leva a serem bons para concretizar projetos. São individualistas, arrogantes e egoístas e gostam de interferir nos planos dos outros. Ao mesmo tempo, são organizados e populares, o que pode fazer deles bons líderes, apresentando-se como pessoas diretas, decididas e otimistas. Como são orgulhosos e teimosos raramente desistem. Contudo, o nativo de Leão é por vezes acusado de se preocupar mais com a sua popularidade do que em projetos partilhados com quem os rodeia. De qualquer modo, protegem os que lhe são chegados, principalmente as crianças e os mais fracos.
O Sol é o astro que domina Leão. Tendo sido na antiguidade considerado o centro do universo, o Sol leva a que os nativos de Leão também se sintam por vezes o centro das atenções. Para isso, aplicam os seus dotes de representação, aliados a uma personalidade expansiva. Os Leões são, aliás, considerados os mais extravagantes do Zodíaco, assim como os que fazem planos mais ambiciosos.
O Sol é, portanto, o núcleo da existência, o gerador de vida, ideia que hoje persiste já que é este astro que gera calor e possibilita a vida na Terra. É também por este motivo que os nativos de Leão são tidos por pessoas criativas, que gostam de gerar.
Como referenciar: Leão in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-26 05:13:12]. Disponível na Internet: