Leão (província)

Província de Espanha central integrada na Comunidade Autónoma de Castela e Leão com a capital na cidade de Leão. León, em castelhano, faz fronteira com as seguintes províncias: Astúrias a norte, Lugo e Orense a oeste, Zamora a sul, Valladolid a sudeste, Palência a este e Cantábria a nordeste.
Tem uma superfície de 15 570 km2. A população absoluta da província de Leão é de 498 223 habitantes o que equivale a 1,11% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 32,0 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006).
Localiza-se na submeseta setentrional e tem um clima continental de fraca pluviosidade.
Em El Bierzo, comarca do noroeste desta província, há uma riqueza natural e histórica de grande interesse: as aldeias de origem celta ou fundadas pelos eremitas e a zona arqueológica de Las Médulas, obra de engenharia romana destinada à extração do ouro e considerada pela UNESCO Património da Humanidade.
Como referenciar: Leão (província) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-15 09:14:09]. Disponível na Internet: