Legado Político e Cultural Romano

A contribuição de Roma para o mundo do seu tempo e para o que hoje constitui a civilização que conhecemos foi bastante relevante.
São diversas as áreas em que a cultura romana, que por sua vez era já herdeira das de grandes civilizações como a grega e a etrusca, marcou uma acentuada diferença. Uma delas é a do Direito Romano, que ainda hoje é estudado como pedra legislativa fundamental e cuja importância se manifestou até ao século XX. De facto, a jurisdição romana é a base dos sistemas que hoje são empregues em grande parte do mundo.
O latim, que teve logicamente variantes regionais - em Portugal o latim vulgar deu origem ao galaico-português que redundou na língua atualmente falada -, eliminando os entraves linguísticos que se colocavam ao comércio, à implantação de colonos e à unidade no seio do Império. As línguas românicas derivam do latim (que tem este nome por ser o idioma falado pelos habitantes do Lácio, núcleo inicial da cidade de Roma). Por outro lado, a arte romana subsistiu em diversas vertentes técnicas e temáticas, desde a arquitetura à escultura e pintura, depois de ter criado as suas raízes no ideal da arte praticada pelos helenos. Deve-se mesmo mencionar que a arte paleocristã ou as formas de arte dos primeiros cristãos utilizaram temas e estruturas próprias dos gregos e dos romanos, atribuindo-lhes apenas um conteúdo diferente.
Entre as infraestruturas que permitiram a romanização e foram as grandes responsáveis pela solidez basilar do Império romano contam-se as vias ou estradas, das quais restam ainda alguns troços. Sobre elas, que facilitaram as comunicações, o comércio e a colonização, foram sendo construídas muitas das atuais estradas. Neste âmbito entra ainda a arquitetura civil e religiosa, desde os aquedutos, as pontes e as represas à estrutura da malha urbana e aos templos.
As divisões administrativas romanas estão na origem também das atuais, desde a demarcação de países (então denominados províncias) aos conventus (colónias romanas de província, onde residiam cidadãos).
Como referenciar: Legado Político e Cultural Romano in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-22 17:37:46]. Disponível na Internet: