Leigh Brackett

Escritora norte-americana, Leigh Douglass Brackett nasceu a 7 de dezembro de 1915, em Los Angeles, no estado da Califórnia. Grande admiradora, na infância, das histórias de Edgar Rice Burroughs e de John Carter, veio a inspirar-se neles para a criação do seu primeiro conto.
A partir de 1939 trabalhou como escritora independente. Em 1946 casou com o escritor de ficção científica Edmond Hamilton, com quem foi viver para Kinsman, no estado do Ohio. Brackett começou também ela a especializar-se na escrita de ficção científica e contos de feitiçaria e cavalaria, de que The Sword Of Rhiannon (1953) é um exemplo. Começou portanto a publicação de histórias de ficção científica em 1940, criando a série Eric John Stark, grandemente inspirada nos romances intergalácticos de Edgar Rice Burroughs. As suas aventuras, decorrendo no planeta Marte, foram reeditadas em formato de livro, vindo a ser compiladas em Eric John Stark: Oulaw Of Mars (1982). Algumas delas sofreram uma revisão na década de 70, com uma alteração de pano de fundo, passando a ação a decorrer no mundo distante de Skaith, e reunidas em The Book Of Skaith (1976). Nos anos 50 criou algumas óperas de cariz interestelar espacial, de que se destaca The Starmen (1952).
Publicou também alguns romances policiais, como No Good From A Corpse (1944). The Tiger Among Us (1957), conta a história de um cidadão que decide tornar-se miliciano para se vingar de um bando de delinquentes juvenis.
Após 1955 Brackett reorientou-se para a escrita de argumentos para o cinema e a televisão, dedicando uma boa parte do seu tempo à criação de westerns para as produções de Howard Hawks. Começou a escrever Rio Bravo em 1957, a que se seguiu El Dorado, entre muitos outros. Em 1969 recusou uma proposta para trabalhar no argumento de Rio Lobo (1970), por estar prestes a partir para uma volta ao mundo. Foi autora do argumento da segunda parte da Guerra das Estrelas, The Empire Strikes Back (O Império Contra-Ataca) realizado por George Lucas, e do episódio Terror At Northfield, da série Alfred Hitchcock Presents.
Faleceu a 24 de março de 1978.
Como referenciar: Leigh Brackett in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-12-01 15:33:34]. Disponível na Internet: