Artigos de apoio

leis da oferta e da procura
As leis da oferta e da procura de um produto são relações económicas indicadoras, respetivamente, dos comportamentos de consumidores e produtores desse bem. Matemática e graficamente, consubstanciam-se em duas curvas bem conhecidas: uma representando a oferta, a outra representando a procura.
A curva da procura relaciona vários níveis de preço de um produto e as quantidades que os consumidores pretendem adquirir para cada um desses preços. A sua principal característica é variar na proporção inversa (com exceção dos chamados bens Giffen). De facto, quando o preço aumenta, a procura cai, e vice-versa.
Existem duas grandes razões para a existência desta relação entre as duas variáveis: por um lado, o aumento do preço do bem leva a que os consumidores o substituam por outro que cumpra a mesma função económica (o chamado efeito substituição); por outro, como o seu rendimento real diminui, irão comprar menos (de qualquer bem) do que antes (pelo chamado efeito rendimento). Processar-se-ia exatamente o contrário no caso de quedas de preço.
A curva da oferta representa as quantidades que os vendedores querem vender, dados vários possíveis preços para os seus produtos. O que é característico desta curva é a sua inclinação positiva, demonstradora da relação direta entre as duas variáveis em questão: quanto maior o preço, maior será a oferta, dando-se o inverso para descidas de preço.



em que:
- P: preço;
- Q: quantidade transacionada.
- DD': Procura (do inglês demand)
- SS': Oferta (do inglês supply)
As duas curvas supra apresentam formas funcionais simples (do tipo Qd=a-bP para a procura e Qs=a+bP para a oferta), daí serem retas. Poderiam, no entanto, ser representadas graficamente por curvas.
A igualdade entre as duas funções (a interceção das duas curvas) representa o ponto de equilíbrio do mercado, em que se formam o preço a que se irão efetuar as transações, bem como a quantidade (máxima possível) a comprar/vender.
Como referenciar: leis da oferta e da procura in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-10-18 12:01:54]. Disponível na Internet: