Lemnáceas

Família de monocotiledóneas, também designada de Aráceas (Araceae), que se distribuem por cerca de seis géneros e cerca de 40 espécies. São plantas herbáceas bastante pequenas e rudimentares.
As Lemnáceas (Lemnaceae) distribuem-se pelas regiões temperadas a tropicais.
As plantas desta família são monoicas, aquáticas, flutuantes ou submersas, anuais, sem caule completamente diferenciado, sem folhas ou com folhas rudimentares, reduzidas a frondes foliáceas, lenticulares ou globosas, com raízes simples ou nulas. As flores são unissexuais, dispostas em inflorescências muito pequenas, com uma flor masculina, com um a dois estames, e uma ou duas flores femininas, com um ovário. O perianto está ausente. O ovário é unilocular, com um ou vários óvulos.
O fruto é seco, utricular. É indeiscente ou deiscente transversalmente.
Exemplos de Lemnáceas são a lentilha-de-água-maior (Lemna gibba), também designada patinha-de-água, erva-pata-do-arroz ou nadabau, planta flutuante com fronde de 2 a 5 mm, provida de uma só raiz e frutos com quatro a seis sementes e margem lobado-alada, e a Lentilha-de-água-menor (Lemna minor), também conhecida por apenas lentilha-de-água, planta flutuante com fronde geralmente de 1,5 a 4 mm, provida de uma só raiz. O fruto é monospérmico com margem inteira.
Como referenciar: Lemnáceas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-23 21:26:02]. Disponível na Internet: