Artigos de apoio

Lenda do Cavalum
As Furnas do Cavalum, na vila de Machico, são umas grandes grutas escavadas na rocha de basalto que o povo diz serem a morada de um monstro. Cavalum é um diabo em forma de cavalo, com asas de morcego, que deita fogo pelas narinas.

Segundo a lenda, nos tempos em que o Cavalum andava à solta, foi bater à porta de uma igreja para falar com Deus. Quando Deus lhe perguntou o motivo, o Cavalum disse-lhe que queria destruir toda a povoação e desafiou-O a impedi-lo.

Deus mandou-o embora, dizendo que não tinha paciência para tais brincadeiras. Cavalum reuniu então o vento e as nuvens e provocou uma grande tempestade sobre a povoação. Do alto do penhasco, o Cavalum relinchava de satisfação perante a aflição dos habitantes.

Deus não mexeu um único dedo, pensando que o Cavalum depressa se cansaria da sua brincadeira. A tempestade entretanto agravou-se, arrasando casas e campos. O crucifixo da igreja foi pelos ares até ao mar.

Irritado com a insistência do Cavalum, Deus resolveu agir: primeiro, fez com que um barco achasse o crucifixo; depois, chamou o sol para afastar a tempestade.

Para não ser mais incomodado pelo monstro, Deus decidiu então prender o Cavalum nas grutas, onde ainda hoje de vez em quando se ouvem os seus protestos.


.
Como referenciar: Lenda do Cavalum in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-05-29 14:30:29]. Disponível na Internet: