Lennox Lewis

Pugilista canadiano nascido a 2 de setembro de 1965, em Londres.
Aos 12 anos mudou-se para o Canadá, onde deu início à sua carreira no boxe como atleta amador. Em 82 combates venceu 75, dos quais 58 por K.O. (knock-out). Uma das vitórias mais importantes foi obtida em 1983, nos Campeonatos do Mundo de Juniores, na República Dominicana. Outra aconteceu em 1988, quando conquistou para o Canadá a medalha de ouro de pesos pesados nos Jogos Olímpicos de Seul, na Coreia do Sul.
O pugilista tornou-se profissional no ano seguinte, na sua estreia a 27 de junho bateu Al Malcolm por K.O. ao fim de dois assaltos. Foi o início de uma série de 21 vitórias consecutivas. Em novembro de 1992, Lennox bateu Donovan "Razor" Ruddock e conforme combinado previamente ganhou o direito de defrontar o vencedor do duelo Evander Holyfield-Riddick Bowe. Estes quatro pugilistas haviam acordado que o vencedor deste mini-torneio seria consagrado campeão do mundo de pesos pesados da Confederação Mundial de Boxe (WBC). No entanto, Bowe, após bater Holyfield, recusou-se a combater com Lennox Lewis. A WBC castigou Bowe e retirou-lhe o título mundial, entregando-o a Lewis. Lewis defendeu vitoriosamente o seu título em três ocasiões, até que foi derrotado a 24 de setembro de 1994 por Oliver McCall ao fim de duas rondas, numa decisão do árbitro muito contestada pelo público. Esta foi a primeira derrota de Lewis a nível profissional.
O pugilista regressou à ação a 13 de maio de 1995 para derrotar Lionel Butler. O objetivo declarado era reconquistar o título mundial de pesos pesados e após mais uma série de vitórias desafiou o campeão Mike Tyson. Este não quis combater e acabou por abdicar do título. A 7 de fevereiro de 1997, Lewis pôde então lutar pelo título com outro candidato, Oliver McCall, o único que o derrotara. Mas desta vez o canadiano foi melhor e ganhou o combate ao fim de cinco rondas.
Entre 1997 e 1998, Lennox Lewis defendeu com sucesso o seu título em quatro ocasiões, até que a 13 de março de 1999 empatou com Evander Holyfield, campeão de pesos pesados da Associação Mundial de Boxe (WBA) e da Federação Internacional de Boxe (IBF). Mas, a 13 de novembro desse mesmo ano viria a derrotar Holyfield. Entretanto, a 29 de abril de 2000 perdeu o título da WBA por ter combatido com Michael Grant, campeão da Federação de Boxe Norte-Americana. De qualquer forma manteve os títulos da WBC e da IBF por ter derrotado Grant.
Lewis, que entretanto derrotou dois candidatos, perdeu o título a 21 de abril de 2001, ao ser batido por K.O. no 5.º round de um combate contra Hasim Rahman.
Como referenciar: Lennox Lewis in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 15:46:39]. Disponível na Internet: