lente "normal"

Existem diferentes tipos de máquinas fotográficas que utilizam os mais variados tipos de filme (as mais vulgares são as de 35 mm, 4,5 x 6, 6 x 6, 6 x 7, entre outras). Para cada uma destas câmaras existe uma objetiva que é designada de "normal", que corresponde àquela cuja perspetiva e ângulo de visão do objeto a fotografar mais se aproximam à da do fotógrafo.
Por exemplo, para uma câmara fotográfica de 35 mm a objetiva "normal" será uma de 50 mm. Todos os valores abaixo desta referência redundarão num efeito de grande angular e os valores acima resultarão num efeito de teleobjetiva.
É muito simples calcular qual será a lente "normal" de uma qualquer câmara fotográfica: corresponde aproximadamente à medida da diagonal do filme que a câmara usa ou, no caso das câmaras digitais, à diagonal do painel de CCDs.
Assim, numa câmara que use filme de 35 mm, a lente normal é uma de 50 mm, enquanto que numa máquina com um filme 6 x 6 é de 80 mm.

Como referenciar: Porto Editora – lente "normal" na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-20 23:27:05]. Disponível em