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Leonardo da Vinci
A paixão pelo conhecimento conduziu-o pelos vários campos do saber, levando-o a interessar-se pela arquitetura, pela engenharia e pela ciência. Antecipou muitos dos caminhos da investigação moderna e influenciou substancialmente a arte italiana.
Leonardo recebeu uma educação cuidada, tendo sido aluno e depois assistente de Verrocchio. Diz-se que este teria deixado de pintar, dedicando-se exclusivamente à escultura, por se sentir ultrapassado por Leonardo. Nos trabalhos inacabados de S. Jerónimo (1481) e de A Adoração dos Reis Magos (1481), a mestria do pintor está já patente: o problema da representação de um grupo é resolvido de modo a que as figuras do primeiro plano não se deixem submergir pelas do segundo plano.
Em 1483, instalado em Milão, Leonardo trabalhou na composição de A Virgem Dos Rochedos, de que existem duas versões. Trabalhava muito os seus projetos e, em A Virgem, o ritmo da composição evidencia uma forma uterina, matriarcal, totalmente em harmonia com o tema, e em que mesmo os gestos das personagens apontam para um movimento circular. Em 1497 teria completado o fresco A Última Ceia, considerado um exemplo de penetração psicológica e de subtileza de expressão, mas que infelizmente chegou até aos nossos dias muito danificado.
Passou em Milão cerca de dezassete anos, trabalhando em projetos de arquitetura e de engenharia. Durante esse período fez muitos estudos anatómicos e tentou resolver os mais variados problemas científicos. Os planos, notas e esboços resultantes, deixou-os compilados em milhares de páginas.
De volta a Florença em 1503, pintou a Mona Lisa e terá começado A Virgem e o Menino com Santa Ana. Viajou muito e finalmente instalou-se em França, sob a proteção de Francisco I, vindo a falecer em 1519.