Lérida

Província da Espanha oriental integrada na Comunidade Autónoma da Catalunha e com a capital na cidade de Lérida. Lleida, em catalão, faz fronteira com as seguintes províncias: Huesca a oeste, Saragoça a sudoeste, Tarragona a sul e a sudeste, Barcelona e Gerona a este; a norte é limitada pela França.
Tem uma superfície de 12 150 km2. A população absoluta da província de Lérida é de 407 496 habitantes o que equivale a 0,91% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 33,5 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006).
A norte a região é montanhosa, com os Pirenéus a enquadrá-la, e tem clima mediterrâneo. Nas terras planas da província predominam os olivais e em algumas comarcas, como Segarra, Urgell e Segriá, a população tem mantido uma vida comercial e cultural muito ativa.
As atividades desportivas mais praticadas são o esqui em pistas de renome como Baqueira Baret mas também toda a espécie de desportos aquáticos, que são praticados nos rios.
A arte românica é, sem dúvida a mais importante desta província, pois os seus numerosos exemplares são dos mais representativos da Europa, assim como os seus castelos, que merecem ser visitados.
Como referenciar: Lérida in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-22 02:42:35]. Disponível na Internet: