Leslie Nielsen

Ator canadiano, Leslie William Nielsen nasceu a 11 de fevereiro de 1926 em Regina, Saskatchewan. Faleceu aos 84 anos, na Flórida, Estados Unidos da América, a 28 de novembro de 2010. Criado em Tulita, a sua mãe era galesa e o seu pai era oficial da Royal Canadian Mounted Police. Nielsen prestou serviço na Força Aérea Canadiana, após o que trabalhou como disc-jokey e locutor numa estação de rádio em Calgary. Mais tarde, mudou-se para Toronto onde estudou na academia de artes radiofónicas Lorne Greene. Ganhou depois uma bolsa de estudo para a Neighbourhood Playhouse, em Nova Iorque, onde teve aulas de teatro e música.
Mais tarde, arranjou trabalho em diversos programas de televisão e estreou-se na Sétima Arte em 1956 num drama sobre um rapto protagonizado por Glenn Ford, Ramson!, de Alex Segal, onde interpreta o papel do repórter Charlie Telfer. No mesmo ano, desempenhou o papel de um impassível comandante de uma nave espacial no filme de ficção científica Forbidden Planet (Planeta Proibido) e participou no musical The Vagabond King.
Em 1957, fez de apaixonado de Debbie Reynolds em Tammy and the Bachelor e, em 1961, estreou-se na televisão na série Swamp Fox com o papel principal, encarnando um herói da guerra, o General Francis Marion. Quatro anos depois, entrou em Harlow, um drama sobre a atriz Jean Harlow, seguindo-se vários filmes e séries onde desempenhou papéis sérios. Fez de capitão Harrison no filme de aventuras The Poseidon Adventures (A Aventura de Poseidon, 1972), contracenando com Gene Hackman e Ernest Borgnine, e de toxicodependente na comédia Viva Knievel!. Em 1980, aceitou encarnar o papel de Dr. Rumack na comédia hilariante Airplane! (Aeroplano) e assim descobriu o seu génio de comediante, rapidamente atingindo a fama internacional como ator de comédias. Em 1982, protagonizou a série Police Squad! (Esquadra de Polícia), repleta de gags de humor non-sense, no papel do detetive Frank Drebin, que lhe valeu uma nomeação para o Emmy de Melhor Ator numa Série de Comédia. Os episódios que compuseram esta série foram a base para os filmes The Naked Gun: From the Files of Police Squad! (Aonde é que Para a Polícia?, 1988), The Naked Gun 2 1/2: The Smell of Fear (Aonde é Que Para a Polícia 2 1/2: O Cheiro do Medo, 1991), realizados por David Zucker, e Naked Gun 33 1/3: The Final Insult (1994), com realização de Peter Segal.
Destaque ainda para outros trabalhos como em Nuts (Louca, 1987), onde contracenou com Barbra Streisand e Richard Dreyfuss; Repossessed (Onde Para o Diabo, 1990), com Linda Blair, uma paródia ao filme The Exorcist (O Exorcista, 1973); a comédia de terror Dracula: Dead and Loving It (Drácula: Morto Mas Contente!, 1995), de Mel Brooks; Spy Hard (Espia… Como Puderes!, 1996); Mr. Magoo (1997); e a comédia de ficção científica 2001: A Space Travesty (2001 - Loucura No Espaço, 2000).
Em 1993, Nielsen publicou a sua autobiografia intitulada The Naked Truth.
Como referenciar: Leslie Nielsen in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-24 03:20:58]. Disponível na Internet: