lesma

Animais do filo dos moluscos, da classe dos gastrópodes, da ordem estilomatóforos e da família dos Limacídeos distribuído por mais de dez mil espécies.
São animais não segmentados, com celoma e sistema circulatório muito desenvolvido.
São terrestres e deslocam-se muito lentamente. Algumas espécies, como a Limax maximus, podem atingir o comprimento de vinte centímetros. A sua pele é forte de cor amarela acinzentada, com pontos negros. Nalgumas espécies a concha é de todo invisível. Em geral nas lesmas é uma formação oval calcária. O pé é tão longo como o corpo. A deslocação faz-se devido a contrações rítmicas da massa do pé. Na cabeça apresenta quatro tentáculos onde se encontram os sentidos do tato e do olfato. Os olhos estão na extremidade das hastes.
O pé das lesmas segrega um líquido viscoso que a ajuda a caminhar principalmente em superfícies muito lisas como o vidro, em que estes gastrópodes se podem deslocar de cabeça para baixo. A secreção seca deixando um rasto que assinala a presença dos animais. Alimentam-se de substâncias vegetais e por vezes de detritos animais e vegetais. As lesmas são muito prolíferas podendo pôr mais de quinhentos ovos nas raízes das plantas.
Como referenciar: lesma in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-26 09:54:23]. Disponível na Internet: