leuconóides

Leuconóides são o tipo de espongiários com a organização mais complexa de todas as esponjas e as mais bem adaptadas a aumentar o seu tamanho.
Muitos leuconóides constituem grandes massas coloniais, tendo cada um dos elementos da colónia o seu ósculo próprio. Contudo, os membros individuais insuficientemente definidos são, muitas vezes impossíveis de distinguir. Cachos de câmaras flageladas estão ligados por canais onde circula água que acaba por sair pelo ósculo. Muitas esponjas são deste tipo. A maior parte são da classe das esponjas calcárias embora se encontrem esponjas deste tipo em todas as outras classes. A organização do tipo leuconóide evoluiu independentemente do outro tipo de esponjas. Possuir uma organização do tipo leuconóide é uma valia adaptativa evidente. O aumento proporcional das superfícies flageladas comparada com o seu volume permite a existência de um número maior de coanócitos, o que facilita a captação de maior quantidade de alimento. Além disso permite que este tipo de esponjas seja de maior tamanho do que as do tipo asconóides e siconóides.
Como referenciar: leuconóides in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-20 22:23:28]. Disponível na Internet: