lev da Bulgária

O lev é a moeda ofical da Bulgária e tem por código BGN.
É divisível em 100 stotinkis e a emissão de dinheiro cabe ao Banco Nacional da Bulgária. "Lev" é a antiga palavra búlgara para "leão".
Foram lançadas moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 stotinki e de 1 lev. Quantos às notas, foram emitidas as 2, 5, 10, 20, 50 e 100 lev. As notas surgem ilustradas com figuras de santos, de mosteiros, de monumentos, do escudo de armas, de personalidades relacionadas com as artes e ciências, animais, instrumentos de astronomia, etc. Nas moedas surge o Cavaleiro de Madara, um relevo do século VIII, o santo Ivan Rilski, o escudo de armas, um fragmento dum tumulo trácio, um antigo livro e uma coluna da antiga capital, Preslav.
As primeiras moedas a circular no atual território búlgaro surgiram no século V a. C. e eram provenientes da Trácia e da Macedónia. Mais tarde, apareceram moedas gregas. No século I a. C. entraram em uso moedas romanas.
No século XI, circularam moedas bizantinas. Nos séculos XIII e XIV, durante o segundo Império Búlgaro, começaram a ser cunhadas moedas próprias.
A partir de 1393, a Bulgária passou a integrar o império otomano, que introduziu as piastras.
O lev foi introduzido em 1881, com um valor idêntico ao franco francês, e começaram a ser emitidas notas em 1885. A moeda foi mantida em uso mesmo depois de conquistada a independência em 1908.
Em 1940, já na Segunda Guerra Mundial, os nazis invadiram a Bulgária e foi imposto o uso de moeda alemã juntamente com lev, impressos na Alemanha.
Em 1944, ano da invasão soviética, o lev foi indexado ao rublo. Um rublo era equivalente a 15 lev.
Em 1952, devido à inflação que surgiu após a Segunda Guerra Mundial, surgiu um novo lev, com um valor cem vezes superior. Dez anos mais tarde, em 1962, um outro lev foi introduzido, este dez vezes mais valioso que o anterior.
O lev era a única moeda da Europa de Leste que não se podia converter em divisas ocidentais.
Após a queda do muro de Berlim, em 1989, a inflação voltou a assolar a economia búlgara e, para a estancar, o valor do lev, em 1997, foi indexado ao marco alemão. Dois anos depois, o lev foi outra vez renovado. Um novo lev valia mil dos antigos.
Como referenciar: lev da Bulgária in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-23 22:05:27]. Disponível na Internet: