Levantamento na Califórnia Espanhola

Na primeira metade do século XIX (1822-1846) o México trocou o domínio espanhol pelo domínio dos Estados Unidos. Neste período o comércio e a imigração desenvolveram-se intensamente e os estrangeiros encetaram proveitosas relações comerciais. Entretanto, o Governo mexicano descurou a atenção prestada ao território da Califórnia, facto que veio a causar algum desassossego entre os colonos.
No país assistia-se à democratização das instituições governamentais e à expulsão, efetivada em 1840, dos missionários franciscanos, cujas terras eram redistribuídas por particulares.
Em 1846, um grupo de colonos oriundos da América, descontente com a governação mexicana, capturou a cidade de Sonoma. E pouco depois a Marinha dos Estados Unidos planeou a conquista do território da Califórnia, ocupando as cidades de Monterey, San Francisco e Sonoma. Posteriormente, o México concordou em ceder a Califórnia aos Estados Unidos, pelo Tratado de Guadalupe Hidalgo.
Como referenciar: Levantamento na Califórnia Espanhola in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-26 06:39:23]. Disponível na Internet: