levedura

As leveduras são fungos pertencentes à classe dos Ascomicetes e à ordem das Sacoromicetales. São fungos unicelulares com uma forma esférica, elíptica ou oval e normalmente (com exceção das leveduras dimórficas) não formam hifas.
Em geral, as leveduras reproduzem-se assexulamente por gemulação, um processo em que uma nova célula, designada célula filha, é formada pela célula parental a partir de uma protuberância designada gema.
Quando as leveduras se reproduzam sexuadamente, produzem vários tipos de esporos sexuais (ascósporos). O tipo de esporos produzido é muitas vezes utilizado na classificação das leveduras. As atividades metabólicas também são utilizadas para identificar e classificar leveduras. A membrana celular das leveduras é composta principalmente por polissacarídeos da glucose e da manose, algumas proteínas e muito pouca quitina. A sua substância de reserva é o glicogénio, contendo também muitas vitaminas geralmente do grupo B.
No laboratório o meio "Sabouraud Dextrose Agar" é normalmente usado para isolar leveduras. É um meio seletivo contendo glucose e peptona e tem pH baixo, o que inibe o crescimento de muitos outros microrganismos.
A Saccharomyces ellipsoideus é a levedura do vinho e a Saccharomyces cerevisiae a da cerveja, que possui numerosas variedades obtidas a partir de culturas artificiais. Além de se utilizar na produção da cerveja, é também o agente fermentativo utilizado no fabrico do pão.
Devido à sua composição e ação química, as leveduras são muito utilizadas em medicina contra as avitaminoses (raquitismo e escorbuto), furunculoses, dermatoses e perturbações intestinais.
Como referenciar: levedura in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-21 05:34:17]. Disponível na Internet: