Lewis Hamilton

Piloto britânico de Fórmula 1, Lewis Carl Hamilton, nascido a 7 de janeiro de 1985, em Stevenage, na Inglaterra, sagrou-se vice-campeão do mundo logo no seu ano de estreia na disciplina, em 2007. Foi primeiro piloto negro a competir na F1.
Lewis Hamilton começou a competir em desportos automóveis com oito anos, em 1993, e dois anos depois ganhou o seu primeiro campeonato britânico de karting. Até 1997, venceu mais quatro campeonatos britânicos desta categoria.
No ano seguinte, assinou um contrato de piloto com a McLaren e a Mercedes para integrar um projeto de apoio a novos valores do automobilismo que previa, nomeadamente, uma eventual ligação com a equipa no Mundial de Fórmula 1. Com o apoio da McLaren, Hamilton participou e venceu diversas provas europeias e mundiais de karting e, em 2000, foi considerado o melhor piloto do ano da especialidade. Com 15 anos, tornou-se no mais jovem piloto de sempre a obter tal título.
Em 2002 participou no troféu britânico da Fórmula Renault, tendo sido terceiro. No ano seguinte venceu este campeonato após ter ganho dez corridas.
Já em 2004, ao serviço da equipa ASM, competiu na Fórmula 3 Euroseries, onde obteve um triunfo numa corrida e o quinto posto do campeonato. No ano seguinte, conquistou este campeonato.
Em 2006 passou a disputar a GP2 Series, integrado na equipa ART Grand Prix, e dominou por completo a temporada, sagrando-se campeão da disciplina.
Aos 22 anos, Lewis Hamilton chegou ao escalão máximo do automobilismo de pista mundial, a Fórmula 1. O jovem piloto britânico integrou a equipa McLaren-Mercedes, uma das principais do campeonato, fazendo dupla com o espanhol Fernando Alonso, o campeão do mundo em título.
Logo na sua estreia, no Grande Prémio da Austrália, ficou em terceiro lugar e obteve o seu primeiro triunfo no GP do Canadá. Ao longo da temporada, Lewis Hamilton venceu mais três grandes prémios (Estados Unidos da América, Hungria e Japão) e chegou a liderar o campeonato, mas na parte final da época foi ultrapassado pelo finlandês Kimi Raikkonen, que se sagrou campeão do mundo de F1. Nessa temporada envolveu-se ainda numa polémica com o seu colega de equipa Fernando Alonso, que acusou a McLaren-Mercedes de favorecer o piloto britânico em seu detrimento.
Como referenciar: Lewis Hamilton in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-06-06 12:39:33]. Disponível na Internet: