Li Ka-Shing

Empresário e milionário nascido em 1928, em Chaozhou, na China, filho do diretor de uma escola primária. Por influência paterna desde muito cedo dedicou especial atenção aos estudos.
Em 1940, quando as tropas japonesas invadiram a China, a família de Li Ka-Shing fugiu para Hong Kong, território sob soberania britânica. O futuro empresário começou a trabalhar com doze anos como aprendiz e, três anos depois, com a morte do pai, ficou responsável pelo sustento da família. O primeiro emprego foi numa empresa de braceletes de relógios e, aos 17 anos, passou a vendedor de produtos a grosso. Subiu a gerente com 18 anos e a diretor-geral com 19.
Entusiasmado com o seu sucesso no mundo do trabalho, aos 21 anos resolveu lançar-se com um negócio próprio e fundou uma companhia de plásticos chamada Cheung Kong. Trata-se de uma referência a um grande rio da região, que acolhe todos os afluentes. Em 1958, Li Ka-Shing lançou-se também no mercado das propriedades e, a partir daí, os negócios cresceram de uma forma notável, expandido para vários ramos, como a eletricidade.
Em 1971, fundou a Cheung Kong Real Estate Company, renomeada Cheung Kong (Holdings) Limited,em 1972.
O grupo Cheung Kong marcou presença em mais de 40 países e tem mais de 150 mil empregados em todo o mundo.
O lema de Li Ka-Shing é "avançar mantendo a estabilidade e manter a estabilidade enquanto se avança".
Paralelamente à sua carreira no mundo dos negócios e finanças, o milionário chinês dedica-se também a programas de caridade, para os quais contribui regularmente.
É também um grande defensor das vantagens do ensino e acredita que o conhecimento pode mudar o destino de cada um. Por isso, em 1981, fundou a Universidade de Shantou, dedicada à área da medicina e equipada com cincos hospitais. Nesse mesmo ano, criou também a Fundação Li Ka-Shing para orientar as suas doações com fins de caridade.
A importância de Li Ka-Shing em Hong Kong e na China foi reconhecida através de várias distinções, tendo sido, por exemplo, nomeado cidadão honorário de Pequim e Shenzhen. Recebeu também doutoramento honorário de universidades como as de Pequim (China), Hong Kong, Calgary (Canadá) e Cambridge (Inglaterra).
Foi também um elemento importante no processo de transferência da soberania de Hong Kong do Reino Unido para a China.
Como referenciar: Li Ka-Shing in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-17 02:01:08]. Disponível na Internet: