Artigos de apoio

Li Peng
Político chinês, Li Peng nasceu em 1928. Em 1948 foi estudar para Moscovo, regressando em 1955. Depois de desempenhar um papel importante na execução de vários projetos na China, a partir de 1979 ocupou sucessivamente os cargos de vice-ministro e ministro da Indústria, e de vice-ministro dos Recursos Hídricos e da Energia. Ao mesmo tempo, foi subindo na hierarquia do Partido Comunista Chinês. Entrou para o Comité Central e para o Politburo em 1982. Em 1988 foi escolhido por Deng Xiaoping para suceder a Zhao Ziyang no cargo de primeiro-ministro, após o que assumiu o posto de secretário-geral do partido.
Apresentou-se como um defensor da liberalização económica, pretendendo preservar, todavia, o controlo da vida política e uma economia de direção central. Desta forma, os sinais de abertura ao Ocidente revelaram-se parcos.
O acontecimento central da sua governação teve lugar em 1989, na Praça de Tiananmen. Perante uma manifestação a favor de reformas democráticas no país, levada a cabo maioritariamente por estudantes universitários, foi ordenada uma repressão brutal, de que resultaram milhares de mortes, e decretada a lei marcial.
Como referenciar: Li Peng in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-09-22 14:33:29]. Disponível na Internet: