Li Peng

Político chinês, Li Peng nasceu em 1928. Em 1948 foi estudar para Moscovo, regressando em 1955. Depois de desempenhar um papel importante na execução de vários projetos na China, a partir de 1979 ocupou sucessivamente os cargos de vice-ministro e ministro da Indústria, e de vice-ministro dos Recursos Hídricos e da Energia. Ao mesmo tempo, foi subindo na hierarquia do Partido Comunista Chinês. Entrou para o Comité Central e para o Politburo em 1982. Em 1988 foi escolhido por Deng Xiaoping para suceder a Zhao Ziyang no cargo de primeiro-ministro, após o que assumiu o posto de secretário-geral do partido.
Apresentou-se como um defensor da liberalização económica, pretendendo preservar, todavia, o controlo da vida política e uma economia de direção central. Desta forma, os sinais de abertura ao Ocidente revelaram-se parcos.
O acontecimento central da sua governação teve lugar em 1989, na Praça de Tiananmen. Perante uma manifestação a favor de reformas democráticas no país, levada a cabo maioritariamente por estudantes universitários, foi ordenada uma repressão brutal, de que resultaram milhares de mortes, e decretada a lei marcial.
Como referenciar: Li Peng in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-21 14:58:42]. Disponível na Internet: