Licopodiáceas

Família de pteridófitas pertencente à divisão licopodíneas. As Licopodiáceas (Lycopodiaceae) são plantas herbáceas e terrestres, por vezes apifíticas, com, normalmente, 5 a 20 centímetros de altura. Possuem ramos e raízes ramificados dicotomicamente. As folhas (microfilos), escamiformes e aciculares, apresentam uma só nervura e inserem-se em espiral ou de forma oposta. Não têm lígula.
As Licopodiáceas são plantas homospóricas, com os esporângios reniformes, que, na maturação abrem por uma fenda transversal, que os divide em dois (esporângios bivalves). Os esporângios surgem isolados na axila ou na base foliar. Os esporófilos por vezes encontram-se encerrados em estróbilos terminais.
O protalo, monoico, é subterrâneo e com microrrizas. As Licopodiáceas estão organizadas em quatro géneros (Huperzia, Lycopodiella, Lycopodium, Phylloglossum).
O género Lycopodium (licopódio) é constituído por plantas herbáceas, sem crescimento secundário em grossura. Uma das espécies mais frequentes da flora europeia é o Lycopodium clavatum.
As Licopodiáceas têm uma distribuição cosmopolita.
Como referenciar: Licopodiáceas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-12 03:48:21]. Disponível na Internet: