ligas tipográficas

As ligas tipográficas consistem em ligas de chumbo, antimónio e estanho utilizadas na fundição de material branco, tipos para composição manual e mecânica e em estereotipia. A composição das ligas varia muito consoante a natureza do material que se pretende obter e ainda segundo as fórmulas de cada fabricante.
As ligas são produzidas em grandes caldeiras, de 50 toneladas de capacidade, com matérias-primas selecionadas, entre as quais se encontra o chumbo refinado Bera Brand 99,97%. Posteriormente à obtenção da liga o metal é refinado para extração de impurezas. A refinação é controlada através de análises químicas e espetrográficas para assegurar a estandardização da sua pureza. Em função do uso, as ligas tipográficas devem apresentar as seguintes características: resistência mecânica, homogeneidade, estabilidade física e química e baixa toxicidade.
Como referenciar: ligas tipográficas in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-10 11:39:53]. Disponível na Internet: