linha do horizonte (geometria)

No desenho em perspetiva linear é fundamental a relação existente entre o sujeito (observador), o objeto a ser desenhado e a imagem desse objeto projetada num plano imaginário, chamado o Plano de Quadro (PQ). Neste tipo de desenho um dos elementos mais importantes é a Linha do Horizonte (LH), que se encontra ao nível do olhar do sujeito indicando o seu ponto de observação (PO).
A Linha do Horizonte encontra-se sempre à altura dos olhos do observador e pode facilmente ser observada numa praia; basta para isso considerar a linha imaginária em que o céu toca o mar. O exemplo da praia é um dos poucos em que se pode observar esta Linha, pois na maior parte das vezes existem barreiras - paredes, edifícios ou montanhas - que dificultam a sua visibilidade.
Sendo a Linha do Horizonte fundamental na representação do desenho há que saber determiná-la, independentemente da localização do observador. Uma das técnicas usadas é segurar numa caneta ou num livro ao nível dos olhos e, com um olho fechado, registar quando é que a altura da caneta ou do livro corresponde a um determinado objeto. A linha imaginária, definida pela interseção da altura do objeto com o livro ou caneta (colocado sempre ao nível dos olhos), define a Linha do Horizonte.
Como referenciar: linha do horizonte (geometria) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-07 19:39:40]. Disponível na Internet: