Linus Torvalds

Programador finlandês de software, Linus Benedict Torvalds nasceu a 28 de dezembro de 1969, em Helsínquia.
Aos 18 anos ingressou na Universidade de Helsínquia, para a qual veio a trabalhar mais tarde, no departamento de Ciências da Computação, entre 1988 e 1997. Foi aí que desenvolveu o seu interesse pelos computadores. Na altura, Torvalds pretendia adquirir um sistema operativo, mas tanto o Unix como o MSDOS da Microsoft, mais vulgares então, eram demasiado caros para as possibilidades económicas de um mero estudante; decidiu então criar o seu próprio sistema operativo, pelo que, em 1991, começou a desenvolver alguns programas para controlar comandos específicos para um computador equipado com um processador Intel 386, em que habitualmente trabalhava na Universidade.
À medida que o seu trabalho evoluía, Torvalds decidiu chamar-lhe "LINUX", palavra resultante da fusão do seu nome (Linus) com o do sistema operativo UNIX, em que originalmente se baseava.
O estudante disponibilizou então o seu programa através da Internet para todos aqueles que o quisessem utilizar, pedindo comentários e sugestões.
Com o tempo, o número de pessoas a utilizar o Linux aumentou consideravelmente, assim como o feedback recebido pelo estudante - desde o reconhecimento dos utilizadores, até aos conselhos e alterações feitas ou sugeridas por programadores ou outros interessados na área.
Assim, com o auxílio e o apoio de cada vez mais pessoas através de newsgroups na Internet, o sistema operativo tornou-se uma realidade, e foram lançadas várias versões à medida que mais alterações eram introduzidas.
Refletindo as intenções do seu autor, este sistema operativo está licenciado de acordo com o sistema "copyleft", um tipo de patente que permite ao utilizador alterar e redistribuir o programa sem qualquer restrições, desde que inclua o código original.
Atualmente Linus Torvalds reside em Santa Clara, na Califórnia, onde trabalha para uma empresa de computadores, a Transmeta, que nada tem a ver com o Linux, mas continua a dedicar algum tempo ao seu programa, mantendo-se disponível para responder as questões dos utilizadores através do seu endereço eletrónico.
Como referenciar: Porto Editora – Linus Torvalds na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-18 21:49:20]. Disponível em