Lívio de Morais

Pintor, escultor, professor e investigador moçambicano, nascido a 10 de maio de 1945, na Zambézia, Moçambique.
Em 1965, iniciou a sua formação no Núcleo de Arte, em Lourenço Marques (atual Maputo), onde frequentou o curso de Artes Plásticas. Em 1971, foi para Portugal onde obteve a licenciatura em Escultura pela Escola de Belas Artes de Lisboa (posteriormente designada Escola Superior de Belas Artes de Lisboa). Docente de História de Arte no ensino secundário, Lívio de Morais foi, anteriormente, professor e membro dos colégios dos Irmãos Maristas em Moçambique e em Portugal. Realizou estudos de Sociologia e Antropologia, na Universidade Católica de Lisboa, e proferiu, na qualidade de investigador de arte africana, várias conferências sobre arte e máscaras em diversas universidades como a de Barcelona, Vigo, Funchal e Bolonha. Em 1997, participou no Congresso Mundial sobre a reformulação dos Estatutos da Condição do Artista, na sede da UNESCO, em Paris. De referir os seus trabalhos fotográficos de cariótipo para investigação médica, na área da genética. É ainda membro da Casa de Moçambique, em Lisboa.
Como artista plástico, realizou várias exposições individuais e coletivas sobretudo em Portugal e em Espanha. Recebeu alguns prémios, como Obra de Mérito Ouro Líquido, na categoria de Pintura, em Portimão (1991), o 3.º Prémio do jornal O Público na área de Artigo de Crítica de Política Internacional sobre Timor-Leste, "Quando os Americanos ficam Indiferentes" (1992) e o Prémio Internacional (Prémio Prestígio Ai-Ué), no 30.º Aniversário da Organização da Unidade Africana (1993). Para além das esculturas em betão e em bronze feitas para Portugal, Canadá e Estados Unidos da América, o seu trabalho pode ser apreciado em espaços públicos, tais como no Mosteiro da Batalha, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Carnaxide e no Consulado de Portugal em Barcelona.
Como referenciar: Lívio de Morais in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-21 22:09:52]. Disponível na Internet: