Livro de Bordo
Para David Mourão-Ferreira (cf. Vinte Poetas Contemporâneos, 2.a ed., Lisboa, 1980, p. 42), Livro de Bordo consubstancia, na evolução da obra de António de Sousa, um momento de amadurecimento da sua vocação como poeta da modernidade. Organizado em três cadernos, o Livro de Bordo anuncia, desde o título, o recurso à imagética marítima na metaforização do itinerário pessoal de um sujeito poético que se define como "marinheiro dum céu que me perdera". "Livro de Bordo" da viagem interior, registará as contradições de um eterno exilado na terra, arrastando "num chão de pedra" "uns cotos de asas", atento ao vento que fala da sua frota perdida, do mar de saudade, da "ilha Ignota" que um dia encontrou. Ao longo do Livro de Bordo são percetíveis as influências de Pessoa ipse, na reflexão sobre o logro do dizer ("De outras palavras, por dentro, as palavras são vestido. / O sonho fica no centro: / nunca aparece despido.") e sobre a despersonalização de um eu que se sente "um novelo de vidas"; bem como de António Nobre - a cuja poesia alude quase diretamente ao referir-se à "purinha/menina-mulher!" -, como o autor de Só refugiando-se num egotismo que elege na infância o tempo que precede a dilaceração do sujeito poético: "Macia, a mão do destino/ foi de flores, até um dia. / Eu, sempre moço e menino, / sem saber que me bebia / aquela doce loucura/ de quem de si não procura / senão ser. // Depois, / a vida e eu fomos dois. // E, sem querer, / morro de ter que a viver!". Um magistério menos esperado é o de Eugénio de Castro, a quem dedica uma «Arte Poética», onde invoca o "Coral das rimas, lúcidas e belas, / fiéis ao jogo e, todavia, esquivas", com que debrua a solidão e afia os "sonhos ao momento", e que se concretiza num forte investimento rítmico, obtido por recurso a paralelismos, anáforas e aliterações.
Partilhar
Como referenciar
Livro de Bordo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$livro-de-bordo [visualizado em 2026-06-27 05:51:10].
Outros artigos
-
Arte PoéticaA Arte Poética distribui-se por três volumes que tratam em primeiro lugar da problemática geral da e...
-
LisboaAspetos geográficos Cidade, capital de Portugal, sede de distrito e de concelho. Localiza-se na Regi...
-
David Mourão-FerreiraEscritor português, nasceu em Lisboa a 24 de fevereiro de 1927 e morreu, também nesta cidade, a 16 d...
-
A Comédia de LisboaConjunto de folhetins originalmente publicados por Gervásio Lobato, no Diário da Manhã, reunidos de
-
Instrumentos para a MelancoliaPublicado pelas edições O Oiro do Dia, na coleção «Obscuro Domínio», reúne três conjuntos poéticos:
-
Leodegário A. de Azevedo FilhoProfessor universitário e investigador brasileiro, Leodegário Amarante de Azevedo Filho, doutor em L
-
A Nossa GenteColetânea de contos de Teixeira de Queirós, publicada em 1899, inserta na rubrica Comédia do Campo,
-
Trovas à Maneira AntigaEstas trovas apresentam, na sua quase totalidade, temas constantes do Cancioneiro Geral de Garcia de
-
Do Chiado a VenezaCrónicas de Júlio César Machado, entremeadas de episódios narrativos, que dão conta de uma viagem, i
-
A Correspondência de Fradique MendesObra póstuma de Eça de Queirós, apresentada como a recolha da correspondência desse "homem distinto,
Partilhar
Como referenciar 
Livro de Bordo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$livro-de-bordo [visualizado em 2026-06-27 05:51:10].