Louis Bromfield

Escritor norte-americano, Louis Bromfield nasceu a 27 de dezembro de 1896, numa quinta em Mansfield, no estado do Ohio. Estudou no Instituto Agrícola de Cornell, nos anos de 1914 e 1915, ingressando depois como aluno de Jornalismo na Universidade de Columbia, em 1916. Recebeu, desta última instituição, uma licenciatura honorária militar em 1920, já que, durante a Primeira Grande Guerra, se havia alistado no Corpo de Ambulâncias norte-americano, integrado no Exército francês, pouco após a declaração de guerra dos Estados Unidos à Alemanha. Serviu de 1917 a 1919 e acabou por ser condecorado pelos seus esforços.
De regresso ao seu país, tornou a dedicar-se ao jornalismo, desta feita em Nova Iorque, escrevendo críticas para diversos periódicos, entre os quais o Bookman e a revista Time. Foi também assistente de produção teatral e esteve ligado à publicidade.
Após ter publicado o seu primeiro romance, The Green Bay Tree (1924), Bromfield resolveu dedicar-se inteiramente à escrita. Mudou-se com a mulher e as filhas para França, tendo-se estabelecido em Senlis, uma pequena aldeia nos arredores de Paris, vivendo num antigo presbitério, outrora pertença dos monges capuchinhos. Em 1937 publicou a sua obra mais conhecida, The Rains Came (As Chuvas Vieram), largamente inspirada na viagem que o autor empreendeu à Índia em 1932. Foram produzidas duas monumentais versões cinematográficas do romance.
Nos finais da década de 30, Bromfield regressou aos Estados Unidos da América, procurando as suas raízes no Ohio da sua infância. Fundou uma quinta experimental, a Quinta Malabar, que chegou a receber como visitantes Humphery Bogart e Laureen Bacall, que ali se casaram em 1945. Os seus romances estabelecem, muitas das vezes, o contraste existente entre os mundos rural e citadino norte-americanos.
Bromfield foi honrado com diversos galardões e distinções, entre os quais a Legião de Honra francesa e um prémio Pulitzer pela sua obra Early Autumn (1926). Foi presidente do Comité Para Os Feridos Norte-Americanos Em Espanha, durante a Guerra Civil de 1938, e diretor da Câmara de Comércio norte-americana.
Faleceu em Columbus, no estado do Ohio, a 18 de março de 1956.
Como referenciar: Louis Bromfield in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-24 14:57:25]. Disponível na Internet: