Lousada


Aspetos Geográficos
O concelho de Lousada, do distrito do Porto, localiza-se no interior do distrito, na Região Norte (NUT II), no Tâmega (NUT III), a cerca de 28 km da cidade do Porto. Situa-se numa área geográfica de transição entre o Minho e o Douro. Encontra-se rodeada por sete concelhos, Felgueiras a norte, Santo Tirso, Paços de Ferreira e Paredes a oeste, Penafiel a sul e Amarante a este.
Numa área de 96,3 km2 distribuem-se 25 freguesias: Alvarenga, Aveleda, Boim, Caíde de Rei, Casais, Cernadelo, Covas, Cristelos, Figueiras, Lodares, Lustosa, Macieira, Meinedo, Nespereira, Nevogilde, Nogueira, Ordem, Pias, Lousada (Santa Margarida), Barrosas (Santo Estêvão), Lousada (São Miguel), Silvares, Sousela, Torno e Vilar do Torno e Alentém. Em 2005, o concelho apresentava 45 829 habitantes.
O natural ou habitante de Lousada denomina-se lousadense.

História e Monumentos
Foi-lhe concedida carta de foral em 1514 por D. Manuel I, sendo-lhe atribuído o título de vila.
As construções com fins religiosos assumem um destaque evidente no património de Lousada. São exemplos as igrejas de S. Miguel, do Senhor dos Aflitos, da Aveleda e de Pias. É de referir ainda o pelourinho, a Torre dos Mouros e as pontes românicas de Vilela e de Espindo.

Tradições, Lendas e Curiosidades
São várias as festas e romarias que têm lugar no concelho, como são exemplo a romaria de Nosso Senhor dos Aflitos (no último fim de semana de julho), Santa Águeda, Santo Ovídeo e Nossa Senhora da Aparecida. No dia 26 de dezembro realiza-se a Feira de dezembro.
O feriado municipal é na última segunda-feira de julho.
O artesanato do concelho de Lousada é composto pela cestaria, carpintaria, tecelagem, produção de rendas e bordados, ferraria, tamancaria, latoaria e pirotecnia.

Economia
Lousada apresenta-se ainda visivelmente ligada à agricultura, com o cultivo da vinha e produção de milho, feijão, melões e frutas. No setor primário destaca-se também a pecuária. No entanto, a indústria, nomeadamente a têxtil, de calçado, de mobiliário, de produtos metálicos e alimentar, é o setor dominante da sua economia, ocupando uma grande parte da população ativa. É de referir que este concelho é detentor de uma estrutura etária bastante jovem o que contribui para o seu dinamismo económico. O comércio, os serviços e a construção civil completam as suas principais atividades.
Como referenciar: Lousada in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 03:31:38]. Disponível na Internet: