Artigos de apoio

Luís Amaro de Oliveira
Professor e autor de estudos didáticos, Luís Amaro de Oliveira nasceu a 7 de julho de 1920, em Braga, e faleceu a 16 de janeiro de 1991, sepultado em Marrancos, Vila Verde (Braga).
Após ter concluído os estudos secundários naquela cidade, iniciou o curso de Filologia Românica, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e terminou-o na Universidade Clássica de Lisboa, tendo tido ilustres professores como Vitorino Nemésio, Delfim Santos e Jacinto do Prado Coelho.
Em 1949, casou-se com Maria Margarida Fonseca Oliveira, de quem teve seis filhos. Conviveu com um grupo de amigos das mais diversas áreas, com quem se encontrava, na Póvoa de Varzim, e dos quais se destacam José Régio, Manoel de Oliveira, Agustina Bessa-Luís, Pacheco Neves, entre outros.
Lecionou na Escola Ferreira Borges (1945-1950) e na Escola Afonso Domingues (1950-1953), ambas em Lisboa. Nessa altura, procurava informações sobre a família de Cesário Verde, em Linda-a-Pastora, tendo conhecido o barbeiro do Poeta que lhe forneceu importantes informações para o estudo desta figura da literatura portuguesa.
Após esses anos em Lisboa, instalou-se, com a família, na Apúlia, e passou a lecionar na Póvoa de Varzim, na Escola Comercial e Industrial, no Liceu Nacional da Póvoa de Varzim (agora, Escola Secundária Eça de Queirós) e na atual Escola Secundária Rocha Peixoto. Entre 1960 e 1962, realizou o estágio pedagógico no atual Liceu Rodrigues de Freitas, no Porto, sendo posteriormente docente no Liceu Alexandre Herculano, também naquela cidade, entre 1975 e 1990, exercendo funções de orientador de estágio e de metodólogo itinerante.
Publicou vários trabalhos e obras dos quais se salienta Cesário Verde: Novos Subsídios para o Estudo da sua Personalidade (1944), Para uma Biografia de Cesário (1952), Antologia de Lendas Narrativas e Contos (1965), Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett – realização didática (1968), Viagens na Minha Terra de Almeida Garrett - realização didática (1975). Colaborou também em dicionários de Português-Francês e Francês-Português.
Como referenciar: Luís Amaro de Oliveira in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-12-11 20:49:32]. Disponível na Internet: