Luís Filipe Menezes

Autarca e político, Luís Filipe Menezes nasceu a 1 de novembro de 1953, em Ovar. Licenciou-se em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina do Porto em julho de 1977, numa altura em que já tinha sido membro da Comissão Política Concelhia do Porto da Juventude Social Democrata.
Menezes especializou-se em pediatria e ao longo da sua carreira médica passou por vários estabelecimentos de saúde da região do Porto. Em 1986 e 1987, viveu em Paris onde foi interno residente no Hospital Necker des Enfants Malades. Este cargo foi alcançado com uma bolsa atribuída pela Fundação Calouste Gulbenkian, enquanto interno de neurologia infantil.
Paralelamente à carreira como médico, que interrompeu em 1991 para se dedicar à vida política, Menezes desempenhou sempre cargos políticos dentro do seu partido, o PSD. Entre outros, foi presidente da Comissão Política Distrital do Porto e membro do Conselho Nacional do PSD.
Em 1987, foi eleito deputado à Assembleia da República, onde esteve até novembro de 1991, altura em que saiu para desempenhar o cargo de Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, num dos governos de Aníbal Cavaco Silva. Esteve no Governo até novembro de 1995, altura em regressou à Assembleia da República ao seu lugar de deputado, e aí se manteve até março de 1996. Durante as suas passagens pelo Parlamento foi vice-coordenador dos deputados do PSD na Comissão Parlamentar de Saúde, vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD e coordenador dos deputados do PSD na Comissão de Trabalho e Segurança Social de novembro.
Em 1998, tornou-se presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, depois de ter vencido as eleições autárquicas num concelho até então dominado pelo Partido Socialista. Paralelamente, assumiu o cargo de vice-presidente da Junta Metropolitana do Porto, órgão que une vários concelhos do distrito do Porto. Presidente do Eixo Atlântico desde junho de 2007, foi eleito presidente do PSD a 29 de setembro desse mesmo ano. Em abril de 2008, demitiu-se da presidência do partido, tendo sido substituído por Manuela Ferreira Leite no mês seguinte.
Como referenciar: Luís Filipe Menezes in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-26 02:06:54]. Disponível na Internet: