Luís Novo

Atleta português, Luís Azevedo da Silva Novo nasceu a 29 de maio de 1970, em Oliveira do Bairro.
Aos 16 anos, começou a praticar atletismo na ADREP, na Palhaça, e desde logo notabilizou-se em distâncias longas.
Aos 22 anos, sagrou-se na Maia vice-campeão nacional de sub-23 na distância de 3000 metros. Dois anos depois venceu a meia-maratona dos Jogos Europeus Universitários, disputados em Grenoble, na Suíça. Em 1995 foi campeão universitário de corta-mato, no Porto, numa prova que lhe valeu ainda o 26.º lugar no campeonato nacional da modalidade. Ainda nesse ano foi 12.º nos Campeonatos Ibéricos de 10 000 metros, em Cáceres, Espanha, e 5.º nos 3000 metros do torneio Espanha-Portugal-Rússia, disputado em San Sebastian, em Espanha. No ano seguinte, foi um dos atletas convidados para correr a prova de reinauguração de uma pista em João Pessoa, no Brasil, e ganhou a corrida.
O ano de 1996 foi pobre em termos de resultados para Luís Novo, o mesmo se passando em 1997. Em 1998 começou a dedicar-se mais à maratona e à meia-maratona, disciplinas onde alcançou bons resultados. Depois de ter sido 27.º na Maratona de Paris, conseguiu um 16.º lugar no Campeonato do Mundo de Meia-Maratona realizado em Zurique, na Suíça, e um brilhante segundo posto na Maratona de Reims, em França. Nesta prova, alcançou o seu melhor registo de sempre na distância ao fazer 2 horas, 10 minutos e 32 segundos.
As boas prestações na distância prosseguiram em 1999, ano em que Luís Novo alcançou o primeiro grande feito a nível internacional da sua carreira, ao ficar em quarto lugar na maratona dos Campeonatos Mundiais de Atletismo realizados em Sevilha, na Espanha.
No entanto, em 2000, Luís Novo não conseguiu manter o mesmo nível e não passou de um 13.º lugar na Maratona de Roterdão, na Holanda, e de um modesto 50.º posto na Maratona dos Jogos Olímpicos de Sydney, na Austrália. Em 2001, Luís Novo voltou a participar num Mundial de Atletismo, em Edmonton, no Canadá, mas acabou por desistir.
Ao longo da sua carreira, Luís Novo correu em clubes como a ADREP, Casa do Povo de Mamarosa, Xistarca, Arviscal, CDUP (Porto), FC Porto, Maia Atlético Clube e Terbel.
Paralelamente à carreira desportiva, fez os seus estudos e licenciou-se em Educação Física pela Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto. Assim, para além de atleta é também professor de Educação Física.
Como referenciar: Luís Novo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-15 22:54:43]. Disponível na Internet: